italiano english brazilian spanish

CSTRents Experience Tours & Rents

Quem somos

O QUE É O SEGWAY PT

Facilidade de uso, portabilidade, capacidade de adaptação a qualquer tipo de caminho, potência, versatilidade, respeito ao meio ambiente são só algumas das peculiaridades desta excepcional joia da mais moderna tecnologia.

Trata-se de um veículo elétrico auto-equilibrante, que permite ao usuário uma grande liberdade de movimento, sendo particularmente fácil de usar: o acelerador e o freio são controlados apenas movendo o corpo para frente ou para trás; bastam somente uns poucos minutos para andar seguro e tranquilo. Trata-se de una pequena joia inventiva da tecnologia, fruto de intensa pesquisa e com um desenho apaixonante que demonstra como o desenvolvimento da técnica pode ser efetuado de maneira inteligente a favor do melhoramento da segurança e da vida cotidiana.

A utilização de um veículo elétrico constitui uma mudança radical na forma de transportar-se, pois permite ao usuário mover-se em qualquer tipo de ambiente. No caso específico do Segway PT, o tamanho do veículo e as possibilidades de uso junto com a aplicação de sofisticados sistemas eletrônicos de controle e guia mudam o modo de se mobilizar das pessoas, abrindo novos cenários e afirmando novos enfoques psicológicos e físicos na vida cotidiana.

O Segway PT é um veículo de duas rodas de pequeno tamanho, com um peso de aproximadamente 47 kg, desenhado para ser utilizado em um ambiente urbano. É alimentado por baterias recarregáveis que impulsam dois motores elétricos capazes de transportar uma pessoa a uns 20 km/h. Com uma carga média de 3-8 horas o Segway PT adquire um alcance de uns 25-40 km, pode carregar um passageiro de até 118 kg com uma bagagem de 35 kg, sobre uma plataforma de 63,5 x 63, 5 cm, à altura de 21 cm do solo.

Uma das características mais interessantes é o sistema de controle eletrônico, que permite ao usuário controlar e dirigir o veículo de modo simples e funcional. A condução se afiança em controles manuais e sensores que permitem ao passageiro interagir com o veículo, permitindo uma ampla gama de movimentos e rotações. O pessoal que criou o Segway PT se inspirou notavelmente na estrutura do corpo humano, dotando o veículo de um verdadeiro "cérebro operativo" capaz de dar ordens de maneira efetiva às diversas partes que controlam o equilíbrio, direção, estado de funcionamento e autonomia.

Os marcados ritmos das atividades diárias normais poderiam ser revisados graças ao uso de um veículo prático e fácil de dirigir, que não requer de carteira de habilitação, com liberdade de acesso a qualquer área; a velocidade de deslocamento é suficiente para cobrir vias de curta e média distância de forma segura e silenciosa, além de proporcionar um deslizamento agradável e discreto, não invasivo, que terá um impacto positivo no bem estar dos habitantes e no meio ambiente.

INTERFACE GRÁFICA - A interface de usuário é simples e intuitiva. Mediante uns gráficos básicos, o usuário pode controlar facilmente todas as funções do veículo e as condições de exercício. A tela é um controlador InfoKey de forma redonda, bem integrado no desenho do Segway PT e fácil de ler com qualquer tipo de iluminação.

SISTEMA DE DIREÇÃO – É possível direcionar o veículo simplesmente movendo à direita ou à esquerda a barra de direção, dotada com a tecnologia de "LeanSteer", ou acionando um joysteek com a mão esquerda, dependendo do modelo, tudo feito com o fim de permitir ao usuário uma interação imediata.

LIMITE DE VELOCIDADE – O Segway PT permite ativar, graças ao InfoKey e aos controles apropriados, diversos níveis de acesso e, portanto, diferentes ajustes pré-estabelecidos no controle e na velocidade do veículo, que limitam a 6 km/h em zonas de pedestres e calçadas e a 20 km/h em ciclovias.

BARRA DE DIREÇÃO - É regulável em relação à altura e extraível para permitir as melhores condições de portabilidade do veículo.

CHASSI - O chassi, além de ser a superfície de apoio para o usuário, serve de suporte para os motores, as baterias, o sistema de transmissão e os componentes eletrônicos, favorecendo também a dissipação do calor produzido pelos motores e todas as partes mecânicas. É um elemento de alumínio testado para suportar golpes e sobrecarga de peso, garantindo confiabilidade e segurança.

MOTORES - Cada roda é impulsada por um motor elétrico que não produz emissões. Os motores têm uma potência de cerca de cinco cavalos de força, são controlados eletronicamente e garantem um excelente nível de confiabilidade e durabilidade. Cada motor está provido de seu próprio circuito elétrico independente e capaz de operar como uma entidade individual mecânica.

TRANSMISSÃO - A transmissão de "duas etapas" é compacta e funcional; o sistema de engrenagens é eficaz e seguro e bem protegido para evitar a perda de lubrificante. Prestou-se grande atenção ao controle do ruído com o fim de garantir o conforto acústico do usuário e do meio ambiente.

BATERIAS – As baterias, segundo o modelo, permitem uma autonomia de até uns 40 km por carga. Os circuitos de borde têm continuamente sob controle o rendimento das baterias, contidas em uma caixa de plástico muito resistente e desenhada de acordo às temperaturas de operação. O veículo vem com um sistema de recarga que se ativa através de uma tomada de corrente padrão.

CÉREBRO - O sistema eletrônico é o verdadeiro "cérebro" do Segway PT e lhe permite controlar a informação através de sensores, para depois processar o input que se dará aos motores. O equilíbrio e bom funcionamento do veículo confiam, portanto, na eletrônica contida em dois dispositivos autônomos que trabalham em conjunto, mas que são capazes de controlar individualmente a informação no caso de mau funcionamento de uma das partes.

SENSORES/ GIROSCÓPIOS - Este dispositivo de monitoração permite ao sistema eletrônico detectar e suportar os desníveis e as diferentes condições do solo. Desta maneira é possível ter um equilíbrio adequado e uma condução segura. Os giroscópios e sensores estão sincronizados para determinar a orientação do veículo, em função da direção da força de gravidade. O sistema inclui cinco giroscópios orientados de tal maneira que em qualquer direção pelo menos dois deles sejam operativos. A carcaça exterior de alumínio protege os sistemas eletrônicos e as diferentes partes internas e fecha a base sobre a qual o usuário se apoia, a plataforma esconde quatro diafragmas, que se inclinando sob o peso do passageiro, transmitem a informação ao sistema eletrônico que "adverte" a presença de uma pessoa e que compensa os movimentos, ativando, portanto, o sistema de equilíbrio.

PROTEÇÃO - As proteções das rodas estão integradas no desenho do veículo, feitas de resina resistente ao impacto e colocadas de maneira que protejam a roupa do usuário em condições de mau tempo e umidade.

PNEUS - Para maximizar o rendimento e a comodidade do Segway PT, os pneus foram feitos com um composto médio, operativo a pressões baixas. Graças à composição, garante-se a estabilidade e a facilidade de tração. Todas as características dos pneus mais modernos se sintetizaram nessa fabricação que assegura a eficácia e confiabilidade, assim como uma boa duração em função do rendimento do veículo.

RODAS - As rodas são compostas de um núcleo de aço protegido por um círculo de material composto reforçado, capaz de proporcionar resistência e confiabilidade. Durante o desenho, estas peças foram provadas para trabalhar em condições adversas, favorecendo assim a disparidade de altura ou a desigualdade de terreno que caracterizam os circuitos habituais na utilização do Segway PT.

USOS ESPECIAIS - É útil ressaltar que o Segway PT na Itália foi objeto de experimentação por parte da Chefatura de Polícia de Ravenna, que o confiou à Polícia de Distrito, assim como semelhantemente foi usado pelo Corpo da Guarda Florestal, que experimentou veículos em Turin para serviços relacionados às Olimpíadas, e pela Polícia Penitenciária, que usa os veículos no interior de vários presídios. Além disso, é bom evidenciar que a Polícia Ferroviária utiliza o Segway PT a fim de garantir o controle e a segurança de suas estações. Por último, cabe destacar que várias forças policiais locais estão equipadas com o Segway PT para as ações de controle territorial.

Se você deseja maior informação sobre o que é o Segway PT escreva a info@cstrents.com.